A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), por meio do presidente George Coelho, participou na última sexta-feira (14) do Workshop Previdenciário: ‘PCA 2023 – O Tribunal de Contas e os Principais Desafios do RPPS’ – (Regime Próprio de Previdência Social) – promovido pelo grupo Percept Gestão e Desenvolvimento, Nascimento e Barbosa Advogados, Macedo Contabilidade, Actuarial, Lema e PublicSoft. O evento, realizado em João Pessoa, contou com a participação de 60 pessoas.
Durante a abertura do evento, George Coelho destacou as dificuldades e visão dos municípios em relação a previdência própria. “Um dos maiores desafios para os gestores dos RPPS e governantes, especialmente dos municípios menores, diz respeito ao equilíbrio financeiro e atuarial, o qual é alcançado quando as contribuições para o sistema são suficientes para custear os benefícios futuros assegurados pelo regime. Esse é um tema importante e que deve receber uma grande atenção por parte dos gestores”, disse.
Foram realizadas cinco palestras sobre o tema com as participações de Ênio Nascimento, consultor jurídico em RPPS, advogado, mestre em Direito Previdenciário e Gestão Pública, além de professor de Direito Previdenciário; Karina Vânia H. Macedo, contadora municipalista com vasta experiência em órgãos do Poder Executivo e Legislativo, especialista em Gestão Pública e especialista em Regimes Próprios de Previdência. Também aconteceu palestra com Tiago Santiago, da Lema, e Francilma Rocha.
Os temas abordados foram: A Defesa Jurídica da Prestação de Contas, Gestão e Tecnologia no RPPS, Os Principais Desafios da Contabilidade no Tribunal de Contas, Gestão de Investimentos, além de um Case de Sucesso apresentado por Francilma Rocha.
Mín. 25° Máx. 29°