O diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Júlio Cezar Garcia, participou na tarde de ontem (03/04) do MOP-PB – Simpósio Paraibano de Segurança Viária e Mobilidade Humana. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito e pelo Detran-PB, integrando a programação do 2º Confep, realizado em João Pessoa.
O simpósio teve como tema principal o combate ao alto índice de sinistros de trânsito na Paraíba e, como consequência, à elevação do número de vítimas fatais. Participaram do evento gestores municipais de trânsito de diversos estados, representantes do Detran-PB, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba, do Cetran, da Famup, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), além de especialistas na área.
Em todo o estado, 74% dos sinistros de trânsito têm como vítimas condutores de motocicletas. A Paraíba ocupa a 5ª posição no ranking nacional de estados com maior número de vítimas no trânsito. Somente em 2025, 859 paraibanos perderam a vida em acidentes, e cerca de 20 mil foram hospitalizados em unidades de referência. A maioria das vítimas está na faixa etária entre 20 e 29 anos.
Ações de combate a esses números serão implantadas pelos órgãos estaduais e federais nas rodovias estaduais e federais nos próximos dias. O objetivo é coibir infrações graves, como a condução de veículos sob efeito de bebida alcoólica e o não uso de equipamentos de segurança.
Mín. 25° Máx. 32°