Durante os últimos meses de setembro e outubro, alunos do SENAI Paraíba competiram na etapa nacional da WorldSkills Competition, que é considerado o maior evento de Educação Profissional da América Latina.
Um grupo de sete alunos das unidades do SENAI de João Pessoa, Bayeux e Campina Grande competiu em 8 ocupações, como Mecânica Industrial, Desenho Mecânico CAD, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Instalações Elétricas, Sistemas Drywall, Tecnologia da Moda e Design Gráfico. A equipe foi liderada pelo especialista da área de Educação do SENAI, Thiego Brandão.
“Acreditamos que investir na WorldSkills é fundamental já que essa disputa de competências promove o desenvolvimento de uma mão de obra altamente qualificada, elemento chave para fomentar a inovação, a competitividade e o avanço econômico do nosso estado e nosso país”, ressaltou Thiego.
As competições ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo, no SENAI do Distrito Industrial, em João Pessoa, e também no formato online. E os resultados alcançados pela equipe paraibana, só reforçam o compromisso do SENAI PB com o desenvolvimento das habilidades profissionais.
Os alunos da instituição conquistaram 05 colocações em 1º lugar na região Nordeste, 1 colocação em 3º lugar geral no Brasil, 02 colocações em 4º lugar geral e 04 colocações em 5º lugar geral na WorldSkills Competition, além de um certificado de excelência.
“Entendemos que a WorldSkills, além de inspirar jovens e ajudá-los a descobrir oportunidades de carreira em áreas técnicas, também proporciona à indústria a chance de descobrir novos talentos, garantindo assim mão de obra qualificada. Isso mostra a importância da educação profissional e reforça nosso compromisso em oferecer formação de excelência.”, comentou, Ana Cláudia Moreira, diretora Regional do SENAI PB.
A classificação obtida pelo SENAI PB foi a seguinte: Guilherme Lima da ocupação, Mecânica Industrial ficou em 4º lugar geral e 2º lugar Norte/Nordeste. José Neto Desenho Mecânico CAD classificado em 3º lugar geral e 1º lugar Norte/Nordeste; Izak Araújo da ocupação, Aplicação de Revestimento Cerâmico ficou em 5º lugar geral e 1º lugar Norte/Nordeste; Lucas Abrantes da ocupação Instalações Elétricas recebeu Certificado de excelência, e ficou classificado em 4º lugar geral e 1º lugar norte/nordeste; Letícia Ferreira da ocupação Tecnologia da Moda, se classificou em 5º lugar geral e 1º lugar Norte/Nordeste e Renan Vieira da ocupação Tecnologias Web, classificado em 5º lugar geral e 2º lugar Norte/Nordeste, e Vitória Oliveira de Design Gráfico, classificada em 5º lugar geral e 1º lugar Norte/Nordeste.
A WorldSkills é uma competição de habilidades profissionais que ocorre a cada dois anos, atraindo competidores de todo o mundo para mostrar suas capacidades em mais de 50 ocupações. Em 2023, o SENAI participou com 33 ocupações que vão desde a construção civil até tecnologia da informação.
Durante a competição, os alunos põem em prática uma metodologia de aprendizado, e troca de conhecimento que inspira e motiva jovens a buscar a excelência em suas carreiras e a desenvolver habilidades que impulsionarão o crescimento econômico do Brasil.
Os participantes têm ainda a chance de compartilhar suas experiências e aprender com os melhores docentes de suas áreas. Isso contribui para o desenvolvimento profissional dos jovens competidores e aprimora as habilidades que são essenciais para a economia do futuro.
E no próximo ano, o SENAI Paraíba realizará a Etapa Escolar da WorldSkills, e dentro do planejamento, a instituição inicia o processo de formalização de parceria com empresas e instituições, e a seleção dos alunos que participarão da competição, e que poderão representar o estado nas demais etapas do maior evento de Educação Profissional do mundo.
Mín. 25° Máx. 29°