Polyanna Rochely foi aluna do SENAI, onde teve a oportunidade de se qualificar nas áreas de panificação e confeitaria. “Minha história com o SENAI PB vem de longas datas, pois foi onde iniciei a minha formação para os setores de panificação e confeitaria e também, o local onde percebi a nobreza da profissão, e até hoje trago comigo um aprendizado precioso desse tempo, porque a instituição é referência em formação de mão de obra, e ao concluir o curso, eu já me senti preparada para empreender e atuar neste setor”, relatou a ex-aluna.
Já Norival Monteiro atua na área há 15 anos no segmento, junto com a família administra duas padarias. O empreendedor que já participou de cursos de panificação e confeitaria nas regiões nordeste e sudeste, diz que o SENAI tem exercido um papel primordial na formação de mão de obra para a panificação.
“O SENAI tem tido um papel fundamental na formação de novos profissionais, principalmente para atuação individual dando a oportunidade que os mesmos empreendam e assim oferte a comunidade novas opções de serviços e produtos”, disse.
Quando Polyanna começou a trabalhar no segmento, ela tinha apenas 17 anos, e em 2002, resolveu empreender no mercado da panificação e confeitaria, era a única mulher do curso de padeiro do SENAI, em Campina Grande. E há 22 anos vem trilhando um caminho de sucesso como empresária.
Pela experiência na atividade, e toda a trajetória de sucesso na panificação e confeitaria, Polyanna Rochely foi convidada para integrar o corpo de jurados da Arena do Pão, a maior competição de panificação do Brasil, acontecerá nos dias 29 e 31 de maio, no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI do SENAI.
“Toda competição implica em desafio, desafiar-se. Quando vem em um nível desse, muito mais. Então, acredito que não só na preparação, como durante, e principalmente depois do evento, teremos profissionais muito mais motivados, encorajados e mais apaixonados ainda pela panificação e pela confeitaria. Além do quê, um evento desse porte traz reconhecimento e visibilidade para o nosso setor”, destacou Polyanma Rochely.
O evento será realizado pelo SENAI da Paraíba em parceria com o Sindicado da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande, a Associação dos Industriais de Panificação, Confeitaria e Massas do Estado da Paraíba - ASPANEP – PB, e pela FIPAN, a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina.
“É uma oportunidade ímpar para os profissionais que poderão atualizar e aprimorar seus conhecimentos com o uso das novas tecnologias no desenvolvimento de insumos, bases e matérias primas, já que hoje cada produto tem uma farinha especifica, e a saudabilidade da fermentação natural está em evidência, e isso faz com que o profissional precise estudar e desenvolver produtos para atender clientes com dificuldades alérgicas e com restrições a proteína do trigo por exemplo”, explicou Norival que integra a diretoria do SINDIPAN - CG.
Durante a seletiva os participantes irão demonstrar suas habilidades artísticas e técnicas na produção de pães e produtos de panificação. Os competidores terão ainda a oportunidade de mostrar sua criatividade, precisão e conhecimento em diversas categorias, desde pães tradicionais até receitas inovadoras. E poderão compartilhar sua paixão pela panificação e elevar o padrão da arte do pão no Brasil.
Na programação, os padeiros deverão produzir os seguintes produtos: Pão Integral, Brioche, Baguette e Massa Folhada Fermentada – Croissant. Acontecerão ainda cursos, exposição, palestras e aula-show.
Podem competir na Arena do Pão, padeiros que tenham no mínimo de 2 anos de experiência, e sejam maior de 18 anos, completos até 1 de janeiro deste ano. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de maio, no site (https://fipan.com.br/pt_br/arena-do-pao/).
Mín. 24° Máx. 30°