Na última semana, entre os dias 22 e 24, alunos da pós-graduação em Gestão Sustentável de Recursos Hídricos apresentaram seus trabalhos científicos no I Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos: Semana de Mobilização em Defesa da Água, realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba - AESA, em João Pessoa.
Os artigos científicos foram produzidos na disciplina de Hidrologia e Qualidade de Água, sob orientação da professora Patrícia Cruz. Um dos artigos foi resultado de uma aula de campo, realizada no início do mês, na Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba - Cagepa, no bairro das Marés, em João Pessoa, onde os alunos praticaram técnicas de coleta, preservação e transporte de amostras de água e sedimentos.
O primeiro trabalho, “Caracterização da água utilizada para abastecimento público utilizando sonda multiparâmetros”, foi produzido com amostras coletadas na aula prática na unidade da Cagepa. “Após realizarmos uma aula de campo da disciplina Hidrologia e Qualidade de Água, nos foi proposto, pela nossa professora, Patrícia Cruz, de produzir um resumo expandido para enviarmos para submissão do I Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos, promovido pela AESA, a partir do resultado da coleta e análise de água que realizamos lá na Cagepa das Marés, aqui em João Pessoa”, explicou uma das alunas, Maria Betânia Silva dos Santos.
Além disso, um outro trabalho também produzido pela turma foi apresentado no evento. O artigo científico “Influência das cianobactérias e cianotoxinas sobre a qualidade da água em reservatórios”, foi produzido a partir de revisão bibliográfica. Para Esther Maria Barros, aluna da faculdade, “a participação nesses eventos é uma parte extremamente importante da vida acadêmica porque eles fornecem uma oportunidade para se conectar com outros pesquisadores e compartilhar ideias. Esse network pode trazer grandes oportunidades na nossa carreira e para o próprio desenvolvimento da pesquisa”.
O aluno Diego Magno Tavares, que participou da produção desses trabalhos, também destaca as conexões criadas a partir da participação em eventos como esse. “É com essa participação que nós adquirimos mais conhecimento, porque temos acesso às informações atualizadas em nossa área. Outro ponto muito importante é o network, porque ao participar desses eventos nós conhecemos outras pessoas, outros estudantes da mesma área de atuação que a gente, além de estabelecer credibilidade na nossa pesquisa”, disse.
Os alunos envolvidos nas pesquisas foram Esther Maria Barros de Albuquerque, Maria Betânia Silva Santos, Michael Lopes da Silva, Waldênio Barbosa da Silva, Maraci de Sousa Virgolino, João Pedro Chaves da Silva Rodrigues, Diego Magno Tavares da Silva e Demilson Lemos de Araújo.
A Faculdade SENAI tem cumprido com o objetivo de potencializar a formação de recursos humanos, estimulando a pesquisa e a investigação científica, estreitando a relação entre as empresas e a academia.
Mín. 24° Máx. 29°