Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quinta-feira (16), mais uma edição mensal do projeto “Cras na sua Casa”.
Desta vez, a caravana de serviços atendeu às demandas da comunidade conhecida popularmente por “Talibã”, que fica situada no bairro de Jacaré.
O Cras na sua Casa é um projeto de iniciativa da Semas, em parceria com a Secretaria de Saúde e outros órgãos municipais, que tem como objetivo prestar orientações aos cidadãos, assim como promover o acesso dos mesmos a serviços, políticas sociais e benefícios assistenciais disponíveis.
“Continuamos investindo neste formato de levar serviços essenciais e informações para as comunidades periféricas e distantes dos órgãos públicos do município, principalmente onde existem cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Com isso, aumentamos a faixa de assistência e nos motivamos ainda mais para realizarmos o Cras na Sua Casa. Só temos de agradecer a atual gestão por dar todos suporte e a todos os órgãos parceiros e tentar buscar mais parcerias para ofertar os serviços que a população necessita”, declarou a secretária da Assistência Social, Cynthia Denize Cordeiro.
O projeto levou à comunidade do Talibã ações de cidadania, como cadastro e atualização do Cadúnico e Bolsa Família, emissão da carteirinha do idoso, cadastro de Pessoas com Deficiência (PCD), bem como acesso a programas como Criança Feliz, Acessuas, orientações em serviços como o Família Acolhedora, e ainda informações gerais sobre o que é ofertado no Cras e no Creas.
Além destes, os moradores locais também receberam serviços sociais como corte de cabelo; serviços de saúde como aplicações de Dry Needling, Acupuntura e Ventosa Terapia, verificação de pressão arterial e glicemia, atualização de cartão vacinal das crianças e vacinações que também estão disponíveis nos Postos de Saúde da Família; orientações sobre Direitos do Consumidor com equipe do Procon; orientações sobre empreendedorismo, abertura de firmas, empréstimos e capacitações com equipe do Desenvolver Cabedelo; e orientações sobre os serviços e programas oferecidos na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM).
“Eu sinto dores no pescoço e fiz pela primeira vez isso de acupuntura. E ainda minhas filhas se vacinaram por aqui. Esse tipo de serviço deveria ter mais vezes, porque traz os serviços de todo município pra perto de nós. Principalmente os serviços de saúde e emissão de documentos que sempre são úteis “afirmou Cristiane Conceição, que é dona de casa e reside na comunidade.
Enquanto esperava o filho Emanuel Lucas cortar o cabelo, a estudante Evelyn Pinheiro também agradeceu a realização do projeto na comunidade. “Muito bom porque nem todo mundo tem acesso a estes serviços e assim pertinho de casa. Esperamos que ocorra mais e mais vezes. Pelo menos duas vezes ao ano. Tão importante ter os serviços de Bolsa Família e de Saúde e sem filas”, concluiu.
Texto: Ascom | PMC
Mín. 24° Máx. 29°