Profissionais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Quixaba se reuniram na manhã desta segunda-feira (12), no auditório do Complexo Municipal de Assistência Social, para fazerem a escolha dos livros didáticos para o quadriênio 2023-2026.
Essa ação é um atendimento ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal, que é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas.
Sob a orientação da coordenadora Rianne Vanessa, as educadoras foram divididas em três grupos, que analisaram componentes curriculares imprescindíveis (gêneros textuais, Geometria e Álgebra integrados, estarem de acordo com os programas educativos aderidos por Quixaba, entre outros) para definirem os livros. De acordo com a coordenadora, o acesso prévio aos materiais avaliados facilitou o debate e as escolhas.
“Os materiais avaliados hoje já haviam sido levados pelas professoras, em forma de exemplar, para serem analisados calmamente em casa. O círculo de debate nesta segunda foi importante para as escolhas definitivas, que foram feitas de forma bem embasada e com autonomia”, destacou Rianne Vanessa.
Após as análises, cada grupo expôs os dois livros escolhidos (o Programa exige, por questão de demanda, que haja uma segunda opção) para as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, Matemática, Projetos Integrados, História, Geografia e Ciências, que serão utilizados de 2023 a 2026 na rede pública de ensino de Quixaba. Venceram os livros que obtiveram mais escolhas e que atenderam aos critérios estabelecidos pelo Município (Plano Curricular e Programas).
Mín. 23° Máx. 29°