Em 2015, um novo passo foi dado na educação superior profissional para a indústria, a partir do credenciamento da Faculdade SENAI da Paraíba pelo Ministério da Educação - MEC. O estado foi o 11º a implementar uma instituição de ensino superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial focada na inovação tecnológica, com campus em João Pessoa e em Campina Grande, fazendo parte das mais de 50 unidades da Faculdade SENAI pelo Brasil.
Através da instituição, surgiu a oportunidade de potencializar a indústria com profissionais especializados e aproximar o mercado de trabalho industrial paraibano com o universo acadêmico. A faculdade oferece o desenvolvimento profissional, levando aos alunos conceitos e ações sustentáveis, científicas, inovadores e tecnológicos.
A coordenadora de pós-graduação e extensão, Ana Paula Cruz, diz que a missão da Faculdade SENAI da Paraíba é “promover a educação superior profissional e tecnológica, de forma integrada com a sociedade, visando à formação de indivíduos com sólida base científica, tecnológica e humanística, comprometidos com o desenvolvimento econômico sustentável, a inovação e a diminuição das desigualdades sociais”.
O sistema de educação da instituição se destaca pela aplicação de atividades teóricas e práticas, em formato à distância, presencial e híbrido, contando com a parceria de outras unidades nacionais para o alinhamento educacional. Para o crescimento educacional equiparado a indústria e ao mercado, a Faculdade SENAI ainda possui parceiros da indústria e sistemas paraibanos, como a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - CAGEPA, a Alpargatas, a Coteminas, a Capitania dos Portos da Paraíba, além de conselhos regionais de contabilidade, administração, arquitetura e urbanismo e engenharia e agronomia.
A instituição ainda possui vantagem diante outras escolas de ensino superior ao ter uma infraestrutura tecnológica com laboratórios e softwares constantemente atualizados de acordo com os surgimento de inovações no mercado. Além da renovação tecnológica, a faculdade se mantém atualizada para construir o perfil do cliente e do mercado, através de pesquisas e estudos em visitas de campo em empresas e participações em seminários estudantis.
Com base nisso, foi observado que as empresas estão buscando cada vez mais transformar sua produção, seu modelo de negócio e seus processos na Indústria 4.0. Para essa modernização, precisam de profissionais qualificados na área, e para suprir essa demanda, o SENAI traz, através da instituição de ensino superior, cursos em tecnologia e inovação para dar um salto na produtividade das indústrias da região.
“Durante os anos, estamos buscando, através de uma formação integral baseada no diálogo contextualizado entre ação e reflexão, teoria e prática, focada na produtividade e qualidade, suprir a demanda da sociedade e para isso contamos com uma excelente infraestrutura de laboratórios e um corpo docente composto por mestres e doutores com uma vasta experiência profissional”, explica Ana Paula.
Em 2023, a faculdade continua sendo referência na graduação de Tecnologia em Automação Industrial, e traz ainda dez cursos de pós-graduação e mais de vinte cursos de extensão nas áreas de exatas, humanas e tecnologia. Além disso, também planeja promover uma série de webinars e oficinas para empresas e alunos. Uma novidade para esse ano, são os cursos de extensão direcionados à comunidade, como o “Playgramação”, com o ensino de programação para crianças da rede municipal do ensino fundamental e o curso de primeiros passos em automação que instrui a programação e tecnologias para adolescentes da rede estadual de ensino.
Mín. 24° Máx. 29°