A Prefeitura de João Pessoa reforça a importância da vacinação e orienta que os grupos elegíveis procurem a unidade de saúde mais próxima para atualizar seu esquema vacinal e proteger a si e à comunidade.
A vacinação contra a Covid-19 está disponível na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa para os grupos prioritários definidos pelas autoridades sanitárias. A imunização inclui gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas imunocomprometidas, idosos, além de fazer parte do calendário de rotina para crianças menores de cinco anos.
Para receber a dose contra a Covid-19, é necessário que a última aplicação tenha ocorrido há pelo menos um ano, desde que a pessoa esteja dentro das recomendações vigentes.
A aplicação da vacina é anual para a maioria dos grupos prioritários. No entanto, para idosos, gestantes, puérperas e pessoas imunocomprometidas, o esquema prevê duas doses anuais, com intervalo de seis meses entre elas. Já para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o esquema vacinal com a vacina XBB inclui duas doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda aplicação.
A vacinação é considerada a medida mais eficaz e segura para a prevenção contra a Covid-19 e suas complicações, além de ser essencial para reduzir casos graves e mortes. Assim como ocorre com a vacina contra a gripe, o imunizante contra a Covid-19 é atualizado anualmente, devido à constante evolução dos vírus.
Quem pode se vacinar:
· Pessoas com 60 anos ou mais
· Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILPI e RI)
· Pessoas imunocomprometidas
· Indígenas vivendo em terras indígenas
· Ribeirinhos e quilombolas
· Gestantes e puérperas
· Trabalhadores da saúde
· Pessoas com deficiência permanente
· Pessoas com comorbidades
· Pessoas privadas de liberdade (acima de 18 anos)
· Funcionários do sistema prisional
· Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
· Pessoas em situação de rua
A Prefeitura de João Pessoa reforça a importância da vacinação e orienta que os grupos elegíveis procurem a unidade de saúde mais próxima para atualizar seu esquema vacinal e proteger a si e à comunidade.
Mín. 24° Máx. 28°