O município de São José do Bonfim participou no dia 13 de maio do corrente ano do SEMINÁRIO TERRITORIAL SOBRE O PROGRAMA GARANTIA SAFRA na oportunidade Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba apresentou os critérios adotados na análise dos dados apresentados aos municípios e os motivos da não contemplação de algumas localidades no programa Garantia-Safra.
Os parlamentares da comissão ressaltam, no requerimento, que o programa Garantia-Safra é um instrumento essencial para garantir a subsistência dos agricultores familiares que enfrentam perdas de safra devido a eventos climáticos adversos, como a seca, que ainda afeta grande parte do Estado da Paraíba. A adesão dos municípios a esse programa representa não apenas um apoio emergencial aos trabalhadores rurais, mas também uma importante ferramenta de estabilidade econômica em várias regiões. Entretanto, observa-se que, na seleção atual, diversos municípios foram desclassificados ou não contemplados, gerando questionamentos acerca da metodologia de análise dos dados apresentados e dos critérios técnicos utilizados no processo de seleção.
Tal situação gerou insegurança tanto para os gestores públicos quanto para os agricultores, que dependem do benefício para a manutenção de suas atividades e para o sustento de suas famílias. Que foi essencial para permitir o esclarecimento público sobre como os dados informados aos municípios foram processados, quais parâmetros e filtros técnicos foram aplicados para a sua validação e quais fatores motivaram a exclusão de determinadas localidades, além de discutir possíveis melhorias nos procedimentos de análise, aumentando a transparência e a confiança no programa”.
Foram representando o município o presidente do conselho de desenvolvimento rural sustentável Antônio Lira Leite e representando a sala dos conselhos Ellen Lira
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