Na manhã da última terça-feira (29), Quixaba deu um importante passo no enfrentamento à violência contra a mulher com a apresentação do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha. O evento aconteceu no CRAS Vereadora Alba Candeia e reuniu representantes da Rede Intersetorial, autoridades estaduais e profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.
A apresentação contou com a presença da capitã da Polícia Militar, Gabriela Carneiro, e da coordenadora estadual do programa, Mônica Brandão. Ambas destacaram a importância da iniciativa para garantir dignidade e segurança às mulheres vítimas de violência. “Nosso objetivo é que as mulheres possam reconstruir suas vidas sem medo, amparadas por uma rede de apoio sólida e preparada”, afirmou Mônica Brandão.
O Programa Integrado Patrulha Maria da Penha foi criado a partir de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado da Paraíba, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SESDS), o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
A iniciativa tem como foco principal acolher e monitorar mulheres que vivem em situação de violência doméstica e familiar, especialmente aquelas que possuem ou solicitaram Medidas Protetivas de Urgência (MPUs). O programa atua para garantir que essas mulheres tenham proteção efetiva, evitando a revitimização e assegurando o acesso a serviços de apoio psicológico, social e jurídico.
Profissionais da saúde, educação e assistência social de Quixaba, que já atuam na Rede Intersetorial do município, participaram ativamente do encontro e reforçaram o compromisso local com o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência.
A expectativa agora é que, com o apoio das instituições locais, o Patrulha Maria da Penha se consolide como uma ferramenta essencial na proteção das mulheres de Quixaba, transformando realidades e garantindo que elas possam viver com dignidade e segurança.
Mín. 22° Máx. 30°