Começa na próxima quarta-feira (9), em João Pessoa, na grande arena montada nas areias da praia de Tambaú, a etapa de João Pessoa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, primeiro evento que integra o calendário do Paraíba Beach Games, idealizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que reunirá em 45 dias de programação disputas na areia e no mar das modalidades de vôlei de praia, futebol de areia, handebol de praia, águas abertas, triatlon e beach tennis, nos meses de outubro e novembro. A solenidade de abertura está prevista para as 9h da quarta-feira com a presença de autoridades ligadas ao esporte na Paraíba e no Brasil.
De acordo com a programação, o Circuito Brasileiro Aberto e o Top-16 ocorrerão até o dia 13 de outubro e depois, até o dia 16, a etapa do sub-21. Entre os dias 16 e 20 de outubro, será a vez das principais duplas do mundo participarem da etapa do Circuito Mundial Elite-16. No Paraíba Beach Games, ainda terá a Copa Nordeste de Beach Soccer, no período de 21 a 25 deste mês e, dois dias depois, o Desafio Internacional de Beach Soccer, com a presença da seleção brasileira; e ainda o Grande Torneio da modalidade de câmbio, que é uma espécie de voleibol adaptado para a terceira idade; e o Campeonato Paraibano de Frescobol.
De acordo com a programação do megaevento, ainda em outubro, a partir do dia 29, haverá o Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, até o dia 3 de novembro. Já no período de 5 a 10 também de novembro, o Paraíba Open de Beach Tênnis; e após o dia 16, durante duas semanas, a praia de Tambaú será sede das modalidades de Águas Abertas, Triathlon e Vôlei de Praia, dos Jogos da Juventude, maior evento do desporto escolar da América Latina, quando mais de 4.500 atletas, na faixa etária de 15 a 17 anos, de todos os estados do Brasil estarão na disputa.
“Serão 45 dias intensos de eventos esportivos aqui em João Pessoa com o Paraíba Beach Games, que vai desde o Circuito Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, passando por competições locais e regionais e finalizando com os Jogos da Juventude. O Governo do Estado idealizou e agora vai executar esse projeto, que movimentará não só o segmento esportivo, como também o turismo e a economia na Capital”, disse Lindolfo Pires, secretário da Juventude, Esporte e Lazer.
Estrutura – A arena contará com capacidade para quatro mil pessoas, sendo que a arquibancada comportará 3.200 pessoas. O espaço do total do complexo é de mais de 10 mil metros quadrados, que terá, além da arena principal, espaço gourmet com comidas típicas, mostra de artesanato em parceria com o Empreender-PB, espaço kids, local para eventos musicais e culturais, além de diversos outros atrativos.
Megaevento — O Paraíba Beach Games é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Associação das Federações do Estado da Paraíba (AFEP).
Um dos pontos fortes do Paraíba Beach Games é a oportunidade que mais de 4 mil jovens de escolas públicas terão com aulas práticas das modalidades. Com transmissão ao vivo pela internet e televisão, a estimativa é que o evento receba 100 mil pessoas no local de competição.
Mín. 24° Máx. 29°