Um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta segunda-feira (09). A solicitação conta com o apoio de 153 deputados federais e a assinatura de mais de 1,4 milhão de cidadãos.
Entre os parlamentares que assinaram o documento estão os deputados paraibanos Cabo Gilberto (PL) e Eliza Virgínia (Progressistas). Eliza, atualmente suplente, está ocupando a vaga de Mersinho Lucena, que se afastou em julho. A informação foi divulgada pelo site Poder 360.
O pedido tem como uma de suas principais motivações reportagens da Folha de São Paulo, que sugerem que Moraes teria utilizado procedimentos "informais" para reunir provas contra figuras da oposição, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Originalmente, senadores de oposição também assinariam o documento, mas, de acordo com a CNN, foram aconselhados por seus advogados a retirar seus nomes para evitar possíveis retaliações, como perder posições estratégicas em comissões ou relatorias de projetos.
O senador Marcos Rogério (PL-RO), líder da oposição, afirmou que o processo de impeachment de Alexandre de Moraes por crime de responsabilidade já está em tramitação no Senado.
Mín. 25° Máx. 29°