A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira (01), no Poço, mais uma ação relativa ao Projeto Piloto de Coleta Seletiva para o bairro.
O Projeto Piloto faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo implantar o sistema de coleta seletiva no município.
O evento contou com um Pit Stop em frente à Escola Municipal Maria Miranda Burity, com o objetivo de promover a divulgação sobre a natureza do projeto, distribuição de lixocar e indicação de um Qrcode, por meio do qual os moradores terão acesso a uma cartilha informativa sobre coleta seletiva. A ação contou com o apoio dos gestores e alunos da escola.
O processo de conscientização para o engajamento da população no processo contará ainda com a distribuição de sacolas plásticas nos domicílios e orientações sobre a triagem de recicláveis. Além disso, o projeto prevê a participação ativa dos catadores ligados à cooperativa do município, para o recolhimento do material coletado.
PMGIRS – O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), começou a ser elaborado, em março deste ano, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos municipais e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo.
O desenvolvimento do PMGIRS permitirá ao município uma reflexão sobre as alternativas de futuro, com a elaboração de cenários referenciais para o planejamento no horizonte dos próximos 20 anos, refletindo nas expectativas favoráveis e desfavoráveis para aspectos como crescimento populacional; intensidade de geração de resíduos; mudança no perfil dos resíduos; incorporação de novos procedimentos; novas capacidades gerenciais na destinação correta dos resíduos urbanos.
O PMGIRS atende à Lei Federal nº 12.305/2010, e às Leis nº 11.445/2007, 9.974/2000, e 9.966/2000, bem como às normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
Mín. 23° Máx. 29°