Desde sábado (20), partidos políticos e federações podem começar a realizar suas convenções para oficializar os candidatos a prefeito e vereador nas eleições de outubro. Este processo deve ser concluído até 5 de agosto.
Essas convenções são essenciais para os partidos e federações que desejam registrar candidatos. Apenas candidatos escolhidos nessas reuniões terão seus registros validados pela Justiça Eleitoral, tornando-os aptos a concorrer.
Este ano, 29 partidos políticos e 3 federações registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão autorizados a realizar convenções. As datas e formatos desses eventos são definidos pelas próprias agremiações.
No Brasil, é obrigatório que os candidatos a cargos eletivos sejam filiados a um partido político e tenham sido escolhidos em convenções. Esses eventos determinam os candidatos a prefeito e vereador que concorrerão nas eleições de outubro.
Cada partido ou federação tem autonomia para estabelecer suas próprias regras de escolha de candidatos. No entanto, para as candidaturas de vereadores, é obrigatório atender à cota de gênero, que exige percentuais mínimos (30%) e máximos (70%) de candidaturas de homens e mulheres.
Mín. 24° Máx. 29°