A Prefeitura de João Pessoa, por meio de secretarias e órgãos municipais, garante a manutenção dos serviços essenciais à população nesta quarta-feira (1), feriado nacional do Dia do Trabalhador. Hospitais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) seguem atendendo de forma regular. A tradicional feira livre de Jaguaribe, que acontece todas as quartas-feiras, também será realizada normalmente. Já no caso do transporte público, haverá alteração no quadro de circulação dos ônibus.
Confira como ficam os atendimentos por secretarias e órgãos municipais:
Saúde – A população que necessitar de atendimento médico neste feriado poderá procurar uma das quatro UPAs da Capital. Elas ficam localizadas nos bairros de Cruz das Armas, Manaíra, Bancários e Valentina Figueiredo.
Os hospitais da rede municipal também manterão seu funcionamento regular, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que poderá ser acionado pelo número 192. No caso da assistência de urgência em saúde mental, os usuários devem se dirigir ao Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), localizado no prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira.
Com relação às urgências odontológicas, o atendimento seguirá acontecendo normalmente no CEO Torre e Mangabeira. Já as unidades de saúde da família, assim como as policlínicas municipais e o Centro de Imunização, voltam a funcionar da forma habitual na quinta-feira (2).
Transporte público – Com a expectativa da redução do número de passageiros neste feriado, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em comum acordo com os consórcios de empresas de transporte público que operam em João Pessoa, informa que haverá alteração no quadro de circulação dos ônibus.
Apesar da pequena demanda de usuários aguardada, das 73 linhas de ônibus que geralmente circulam em dias úteis, 43 estarão ativas e darão assistência tanto a quem vai passear durante esta folga, quanto às pessoas que irão trabalhar.
A medida foi adotada levando em consideração a prerrogativa habitual de que setores como comércio, instituições de ensino públicas e privadas, assim como agências bancárias e repartições públicas não estarão abertas para atividades do cotidiano. Na quinta-feira (2), a operação voltará à normalidade.
A Semob-JP manterá equipes de fiscalização com agentes de mobilidade observando a movimentação e demanda de passageiros. Com isso, caso haja necessidade, eles poderão intervir, ampliando a operação de veículos em linhas específicas. Para mais informações, a população pode conferir horários e itinerários de circulação dos ônibus acessando o site: portal.semobjp.pb.gov.br.
Emlur – No âmbito da limpeza da cidade, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai realizar os serviços de coletas, incluindo a domiciliar, de resíduos de podas de árvores e de resíduos diversificados. Também serão executadas a varrição da calçadinha da orla e a catação na faixa de areia das praias.
Mín. 23° Máx. 29°