26°

Chuvas esparsas

João Pessoa, PB

Cidades Semana Santa JP

Prefeitura de Joao Pessoa garante serviços essenciais e assistência à população no ponto facultativo e feriado

Os serviços da área da Saúde estão entre os mais buscados mesmo em dias de feriado ou ponto facultativo. E a população nunca fica descoberta do atendimento. Entre esta quinta-feira (28) e o domingo (31), a população que necessitar poderá buscar atendimento médico nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos bairros de Cruz das Armas, Manaíra, Bancários e Valentina Figueiredo.

27/03/2024 às 14h21 Atualizada em 28/03/2024 às 11h58
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão/ascom
Compartilhe:
Prefeitura de Joao Pessoa garante serviços essenciais e assistência à população no ponto facultativo e feriado

Feriado prolongado de Semana Santa já se inicia nesta quinta-feira (28) para os servidores da Prefeitura de João Pessoa com o ponto facultativo determinado pela Secretaria de Administração (Sead), mas a população da Capital não fica desassistida do trabalho oferecido pela gestão municipal. Isso porque a Prefeitura não para e, como é de praxe, mesmo nos dias sem expediente interno, os serviços essenciais são garantidos para todos, seja na urgência e emergência dos hospitais, na limpeza urbana, com a Defesa Civil a postos para qualquer ocorrência, dentre muitos outros.  

Os serviços da área da Saúde estão entre os mais buscados mesmo em dias de feriado ou ponto facultativo. E a população nunca fica descoberta do atendimento. Entre esta quinta-feira (28) e o domingo (31), a população que necessitar poderá buscar atendimento médico nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos bairros de Cruz das Armas, Manaíra, Bancários e Valentina Figueiredo.  

Os hospitais da rede municipal também manterão seu funcionamento regular, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que poderá ser acionado pelo número 192. No caso da assistência de urgência em saúde mental, os usuários devem se dirigir ao Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), localizado no prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira. E as urgências odontológicas têm atendimento no CEO Torre e Mangabeira. Unidades de Saúde da Família, Policlínicas e Centro de Imunização voltam a funcionar na segunda-feira (01).   

Semob – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) mantém equipes em regime de plantão no Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COOT) para atender as urgências de trânsito, entre 6h e 00h. Para solicitar o serviço, o pessoense deve entrar em contato através do WhatsApp do Coot, no número 98760-2134. Outros atendimentos da Semob podem ser solicitados através do portal.semobjp.pb.gov.br ou no aplicativo Na Palma da Mão.   

Restaurantes populares e cozinhas comunitárias – A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai manter os dois serviços funcionando nesta quinta-feira (28), fechando apenas na sexta-feira (29), feriado nacional. Os dois restaurantes populares, localizados em Mangabeira e no Varadouro, estarão abertos nesta quinta a partir das 10h, oferecendo refeição pelo valor simbólico de R$ 1,00, com um cardápio acompanhado por nutricionistas e seguindo as diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).    

Também nesta quinta (28), as seis cozinhas comunitárias, localizadas nos bairros Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó, Bela Vista e Jardim Veneza, farão a entrega gratuita de refeições às famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos equipamentos.    

Defesa Civil – A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) funciona com plantão 24 horas todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, a população deve acionar o serviço pelo WhatsApp 98831-6885, pelo número 199, que está funcionando de forma experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.   

Limpeza Urbana – Os serviços da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), como a coleta domiciliar de lixo, resíduos de poda de árvores e resíduos diversificados, zeladoria e varrição de vias, serão realizados normalmente nesta quinta-feira. Nesta sexta-feira (29) estão mantidos os serviços de coleta, varrição da calçada da orla e catação na faixa de areia.  

Sedurb – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano está realizando, através da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), a Semana do Pescado. Desta quarta-feira (27) até o sábado (30), o consumidor que se deslocar à Cecaf, que fica localizada no bairro José Américo, das 5h30 às 14h30, encontrará atum, tilápia, pescada amarela, camarão, caranguejo, aratu e uma variedade de outros peixes de água doce e salgada. 

A Sedurb também mantém os serviços essenciais de zeladoria funcionando todos os dias, mesmo nos feriados, com atendimento ao cidadão via Portal da Prefeitura/Prefeitura Conectada.