O Projeto Sarci desenvolvido por alunos e instrutores durante a Saga SENAI de Inovação, no Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho - ORC, no Distrito Industrial de João Pessoa foi classificado como finalista da etapa nacional do Inova SENAI, que acontecerá de 18 a 20 de outubro, no formato online.
Tal projeto tornou-se uma startup que oferece o serviço de automação, permitindo que estruturas residenciais, comerciais e/ou industriais se comuniquem por meio de celular, tablet ou notebook, e foi escolhida entre 293 projetos inscritos nesta edição do Inova SENAI, se classificando entre os 61 melhores.
A proposta do Sarci é oferecer comodidade ao usuário, como ligar e desligar lâmpadas e tomadas a distância, controlar o consumo de água e energia elétrica em tempo real, e além dessa praticidade, o sistema conta com um serviço contra explosão e vazamento de gás, ou seja, proporciona segurança para o usuário, através do bloqueio do fornecimento de energia e o travamento do fluxo de gás.
“Os alunos participaram de toda a SAGA SENAI DE INOVAÇÃO (GP, DSPI, INOVA SENAI ESTADUAL) e agora estão selecionados para representar o nosso estado no INOVA NACIONAL. É muito gratificante para nós acompanharmos essa trajetória linda dos nossos alunos que desenvolveram seus projetos em sala de aula, conforme a MSEP e agora estão, cada vez mais, colhendo os frutos por sua persistência e aproveitando as oportunidades que estão surgindo. Desejo que realizem seus sonhos e conquistem todo o sucesso que merecem por tudo que estão plantando a cada dia”, comentou Ester Barbosa, Interlocutora da Saga SENAI, no SENAI ORC.
José Alves, aluno que integra a equipe ressaltou a trajetória de conquistas do projeto e reforçou que a proposta é chegar ainda mais longe.
“Para o SARCI o limite é a criatividade. Conforme participamos de editais como o INOVA e STARTUP NE, vemos que temos muito a crescer e evoluir. Ainda nos tornaremos uma Metonímia da automação”, disse o aluno.
Na etapa nacional serão realizadas rodadas de negócios com grandes empresários da indústria, ligados as áreas aos quais os projetos se destinam. A equipe vencedora desta etapa será premiada com uma viagem técnica para conhecer um ecossistema de inovação, já a classificada em segundo lugar receberá vale-curso no valor de até 2.000 mil reais, e em terceiro lugar um vale-curso no valor de até 1.500 mil reais.
E Todos os membros das equipes vencedoras 1º, 2º e 3º lugares e seus orientadores receberão medalhas, e também um troféu.
Mín. 23° Máx. 29°