Um grupo de 45 profissionais do Departamento Regional do SESI do Rio de Janeiro, entre médicos, engenheiros, técnicos de segurança, profissionais de educação física, enfermeiros e epidemiologista participou nos dias 12 e 13 de julho, de uma capacitação para implantação da metodologia ASSTI, oferecida pela gerência Executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI da Paraíba.
A capacitação realizada na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN foi aberta pelo gerente geral de Relacionamentos e Negócios do SESI RJ, Carlos Magno Lucas, e contou com a participação da gerente de Promoção da Saúde e SST do Departamento Nacional do SESI, Gina Marini, e da especialista em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional, Gabriella Tanajura.
A programação conduzida pelo gerente de Promoção de Saúde, e Saúde e Segurança no Trabalho do SESI Paraíba, Kleber Barbosa, pelo coordenador de Promoção de Saúde, Fernando Melo, e pelo supervisor técnico do Laboratório SESI PB, Saulo André foi dividida entre momentos de integração, dinâmicas e levantamento de informações relacionadas a atuação dos participantes, nas indústrias.
Na ocasião foi abordado desde a modelagem do Negócio ASSTI, o planejamento, como deve ser o processo de coleta de dados, os métodos usados, o dimensionamento amostral, padronização e os recursos necessários, a etapa de análise de dados, e a estrutura da metodologia (Embasamento teórico – Índices, dimensões e indicadores), Priorização de indicadores Matriz GUT (Trabalho em equipe, com simulações em empresas específicas), a Discussão sobre as atividades do dia e monitoramento dos resultados alcançados. E por fim, a elaboração de relatórios, a aplicação de resultados, e a comunicação junto ao cliente, o material de suporte e o apoio à devolutiva.
Os próximos estados que implantarão a metodologia ASSTI serão o Mato Grosso do Sul, na semana de 24 a 28 de julho, e o Rio Grande do Norte, no próximo mês de agosto.
Mín. 25° Máx. 29°