25°

Tempo limpo

João Pessoa, PB

Cidades TCE_PB

Presidente busca interiorizar ações do TCE com encontros regionais para discutir Gestão Pública

Nos seis primeiros meses do ano, mais de 70 municípios já foram visitados pelos membros da Corte e pelos técnicos, que ministraram cursos presenciais de aperfeiçoamento sobre os temas mais relevantes da administração.

17/07/2023 às 14h41
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão
Compartilhe:
Presidente busca interiorizar ações do TCE com encontros regionais para discutir Gestão Pública

Ao tomar posse na presidência do Tribunal de Contas/PB - em janeiro deste ano, o conselheiro Nominando Diniz Filho anunciou sua intenção de levar a Corte de Contas ao interior do Estado e promover maior aproximação junto aos jurisdicionados. Essa meta já está em prática e nos seis primeiros meses do ano, mais de 70 municípios já foram visitados pelos membros da Corte e pelos técnicos, que ministraram cursos presenciais de aperfeiçoamento sobre os temas mais relevantes da administração.

Essa ação, segundo enfatizou o conselheiro Nominando Diniz, está sendo ampliada e a ideia de interiorização das ações da Corte está integrada com as ferramentas de controle, que estão disponíveis pelo TCE aos prefeitos e demais gestores. O Tribunal, por meio da Escola de Contas (Ecosil), fez um cronograma de cursos sobre os principais temas que dominam a administração pública, a exemplo da nova Lei de Licitação, Controle Interno, Plano Diretor do município e Previdência.

Na semana passada, Nominando Diniz esteve na cidade de Sousa, ao lado do conselheiro André Carlo Torres Pontes, objetivando encerrar mais uma etapa de treinamentos de capacitação, realizada pela Ecosil, e que envolveu vários municípios da região. Os temas das exposições versaram sobre a nova Lei de Licitações e o Controle Interno, ministrados pelos técnicos Luciano Andrade, Luzemar Martins e Flávio Gondim. Na ocasião, o presidente visitou escolas públicas e unidades de saúde em 13 municípios. 

Na sessão do Tribunal Pleno, na quarta-feira (12), o presidente fez um balanço do périplo pelo interior do Estado e referenciou às condições estruturais de algumas unidades públicas visitadas nos municípios. Ele pontuou a boa gestão do Hospital Regional de Sousa e das escolas dos municípios de Junco do Seridó, São Francisco e Lastro. Fez observações sobre a precariedade, em outras cidades, a exemplo de Santa Cruz. “Nossa preocupação é fazer com que os municípios melhorem os serviços à sociedade”, disse, ao falar da missão pedagógica e orientadora do TCE.

O presidente reiterou que a descentralização dos trabalhos do TCE atinge todas as regiões e vários setores da gestão, e citou a realização do seminário sobre “Urbanismo Inteligente e Controle Externo”, a realizar-se nesta sexta-feira (14), na cidade de São Bento, sob a coordenação do conselheiro Arnóbio Viana. O Treinamento será destinado aos prefeitos, auxiliares e agentes públicos de 13 municípios no entorno da região.

Nominando Diniz antecipou que já estão programados encontros regionais nos municípios de Cajazeiras - que deverá acontecer no mês de agosto, e Patos, no mês de setembro. Neste, o treinamento deverá abordar o assunto Previdência Social, e terá como coordenador o conselheiro Fernando Rodrigues Catão. O tema é recorrente e tem sido motivo de reprovação de contas no plenário da Corte.