O Presidente da FAMUP, George Coelho, esteve junto a governadores e centenas de prefeitos em Brasília para negociar com deputados pontos da reforma tributária, em tramitação na Câmara dos Deputados. Nove governadores e ao menos 460 prefeitos estão em Brasília em reuniões. Desde 1995, o Brasil faz sucessivas tentativas de reforma tributária. O governo e o relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro, afirmam que a reforma vai simplificar e melhorar de maneira gradual a cobrança de impostos, porém governadores e prefeitos dizem ter medo de perda autonomia e de arrecadação.
Os govenadores participaram de duas reuniões. A primeira delas, no Ministério do Desenvolvimento. A proposta prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, que são federais, mais o ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal. Esses tributos deixariam de existir e virariam o IVA, Imposto sobre Valor Agregado. Uma parte do futuro IVA seria gerenciada pela União e outra parte teria gestão compartilhada por estados e municípios.
O relator do projeto, o Deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro, comentou sobre a reforma: “Temos que pensar em nosso país. Não estou aqui defendendo A, nem defendendo B. Essa é uma proposta que nasceu no Parlamento e está sendo construída com os municípios e com os estados e se discutindo com a União. É uma proposta de interesse do país".
Parlamentares e governadores continuam discutindo a reforma tributária. Na agenda de votações também há outro projeto importante para o governo.
Mín. 25° Máx. 29°