Com uma atuação consolidada em serviços tecnológicos que promovem a inovação, o SENAI da Paraíba estão integrando um grupo de discussão de propostas para a construção de um Ecossistema de Inovação Agropecuária, com atuação na região Nordeste.
Nesta terça-feira, 20/09, o gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI PB, Wagner Porto participou do Workshop “Agronordeste Digital”, na sede do Instituto Nacional do Semiárido - INSA, em Campina Grande (PB). O evento contou com a participação dos ministros de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, além do secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, Cléber Soares.
Na ocasião, Paulo Alvim reforçou a importância do SENAI para o Agronordeste Digital. “O SENAI tem uma expertise na área de Tecnologia e Inovação, e é reconhecido nacionalmente como provedor de soluções para o país, então a instituição seguramente vai dar uma colaboração muito importante para o setor Agro do Cariri Paraibano”, pontuou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O SENAI PB vai oferecer suporte aos produtores rurais, da produção no campo ao produto final, desenvolvendo soluções tecnológicas, algo que já acontece com o cultivo do algodão colorido, e também com Startups a exemplo do “Sistema de manejo de irrigação automatizado de baixo custo para aumento da produtividade da cultura do coco.
“Além de contribuir para a sustentabilidade da indústria, o nosso papel é convergir esforços para impulsionar o ecossistema de inovação do estado e agora com o AgroNordeste Digital, iremos propor soluções tecnológicas para a agropecuária do cariri paraibano”, comentou Wagner Porto, gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI PB.
O objetivo do Agronordeste Digital é promover o empreendedorismo tecnológico na região do Nordeste, além de levar conectividade e apoiar startups a desenvolverem novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário.
Entre as ações planejadas estão o diagnóstico rápido para caracterização do ecossistema regional, o alinhamento com atores do ecossistema local, a elaboração de um Plano de Ação junto com os atores locais e a definição de ações prioritárias.
O AgroNordeste Digital é uma estratégia alinhada com dois programas do Mapa, o Plano AgroNordeste e o Programa Agro Hub Brasil. O primeiro é uma política pública para promover a agropecuária como instrumento de transformação econômica e social sustentável da região, em especial de agricultores familiares do semiárido.
Já o Programa Agro Hub Brasil é destinado a apoiar os ecossistemas e ambientes de inovação agropecuária no Brasil e promover a criação e amadurecimento de startups, apoiando eventos e desafios e aproximando-as de potenciais oportunidades de captação de recursos públicos e privados para o desenvolvimento de negócios de base tecnológica.
Mín. 23° Máx. 29°