Aos 24 anos de idade, Edclea Carvalho nunca tinha trabalhado com costura, mas a designer de sobrancelhas percebeu que na cidade de Boqueirão, onde mora, existe um potencial para a área de confecção, e decidiu se matricular no curso de Costura Industrial em Tecido Plano, oferecido pelo SENAI.
“Nunca trabalhei na área de costura, iniciei o curso pela oportunidade que o SENAI me proporcionou aqui na cidade onde moro, e em menos de um mês de curso, já comecei um trabalho em uma pequena fábrica. Agora meus planos futuros são comprar uma máquina elétrica e trabalhar em casa, por conta própria”, revelou a jovem costureira.
O curso de Costura Industrial em Tecido Plano foi realizado na cidade de Boqueirão através de uma parceria com o Instituto Alpargatas, por meio do programa Empreender Alpa e também com a prefeitura municipal, através da Secretaria de Assistência Social.
As aulas foram ministradas pela instrutora, Lailane Melo, no Centro de Vivência da cidade de Boqueirão, o curso teve carga horária de 160 horas, começou no dia 23 de janeiro e terminou no dia 04 de abril. E foram formadas duas turmas, totalizando 30 novos costureiros.
“Tivemos um resultado muito positivo, já que 80% dos alunos concluintes, antes mesmo de terminar o curso já estavam fazendo testes em pequenos fabricos da cidade que produzem para marcas renomadas de nosso estado. Ao término do curso esses alunos já estavam com propostas de contratação fixa. O que é algo satisfatório para nós do Senai, e para os parceiros Instituto Alpargatas e Prefeitura municipal de Boqueirão”, comentou a instrutora.
Na última segunda-feira, 24, foi realizada uma cerimônia de entrega de certificados para os alunos concluintes. Participaram do evento, o gerente do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM, do SENAI, Gustavo Andrade, o presidente do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, o prefeito do município, Marcos Freitas, e a secretária de Assistência Social de Boqueirão, Francyara Ventura, além da empresário do setor de vestuário, Francimary Ventura que avaliou as peças confeccionadas pelas alunas.
“Esse curso aconteceu no lugar certo, uma cidade que tem vocação para essa área, pois Boqueirão tem potencial no setor têxtil e de confecção, já que aqui são fabricadas redes, panos de rede, tapetes, muita coisa na área de artesanato, e a gente identificou que eles são muito fortes nessa área de confecção”, comentou o gerente do SENAI.
“Essa parceria trouxe um retorno positivo para a população do nosso município, na área da empregabilidade como também na formação dos profissionais. Chegamos ao término do curso com 80% do nosso alunado já trabalhando nos fabricos de nossa cidade. E isso reflete diretamente no cotidiano da população, uma vez que os alunos concluintes estão capacitados para o mercado de trabalho e poderão ainda concorrer a vagas de emprego de modo igualitário”, ressaltou a secretária de Assistência Social.
Informações adicionais sobre os cursos oferecidos pelo CITI/CAM podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-0203.
Mín. 24° Máx. 29°