A Prefeitura de Diamante realizou, na última segunda-feira (03), a 1ª caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, promovendo assim um momento de informação, inclusão e de visibilidade para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação foi organizada através de uma parceria entre a Escola Municipal Mestre Mandu e a Escola Estadual Ecit Adilina de Sousa Diniz e teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre o autismo, eliminar o preconceito e reivindicar os direitos das pessoas com TEA- Transtorno do Espectro do Autista.
Após a caminhada pelas ruas da cidade, foi realizada uma roda de conversa com a Psicopedagoga Hilza Andrelino, sobre a importância da data e chamar a atenção dos Diamantenses para a necessidade de discutir e conhecer o TEA e, consequentemente, mais tolerância e empatia.
A caminhada foi alusiva ao dia 2 de abril, que foi determinado desde 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com o objetivo de difundir informações a respeito do espectro autista, buscando a inclusão e desenvolvimento de pessoas com o transtorno, reduzindo assim a discriminação e o preconceito.
Autismo – O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno.
Mín. 24° Máx. 30°