A Secretaria de Saúde de Cabedelo, por meio dos setores de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, executa durante todo o ano várias ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e outras arboviroses.
Dentre essas ações estão a fiscalização de focos, que chegam por meio de denúncias ou notificações; monitoramento e acompanhamento de casos suspeitos; busca ativa de focos, mediante casos notificados; atividades educativas e mobilização social, visando conscientizar a importância do papel da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, dentre outras.
A chegada do período de chuvas sempre acende um sinal de alerta, pois é nessa época que o número de focos aumenta e, consequentemente, o número de casos. A melhor forma de prevenção para a dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, eliminando os possíveis criadouros como água acumulada em vasos de plantas, pneus, piscinas sem uso e manutenção, tampas de garrafa e acúmulo de lixo. Daí a importância da participação da população no combate ao vetor transmissor, visto que, grande parte dos criadouros estão nas casas.
“A população pode nos ajudar nesse trabalho adotando medidas simples , tais como eliminar a água e limpar os pratos dos vasos de plantas; deixar a caixa d’água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água. Cada um fazendo a sua parte, todos nós sairemos ganhando na luta contra as arboviroses”, pontuou Julia Vaz, gerente executiva de Vigilância em Saúde.
Mín. 24° Máx. 29°