A Prefeitura de Soledade vem desenvolvendo atividades nas salas de espera dos PSFs do município como forma de promoção da educação em saúde na atenção básica, resultando de forma satisfatória a promoção da saúde.
Diariamente diversos temas são trabalhados com usuários que buscam atendimentos nas unidades de saúde onde participam de ações levantando temas transversais e de muita importância para saúde e bem-estar da população.
Exemplo disso na terça-feira (14) foi realizado um momento alusivo ao Dia da Mulher no PSF da Viração na unidade âncora São José onde teve como condução a médica Edna Maria, o educador físico Anderson Garcia e profissionais da equipe do PSF participando de uma roda de conversa com foco na saúde da mulher, destacando a importância do empoderamento e a sua valorização, permitindo que os presentes dialogassem e obtivessem trocas de experiências.
O momento contou, ainda, com orientações do educador físico que realizou junto aos participantes alguns exercícios básicos, fazendo-os praticar e exercitar o corpo. Sendo ofertado, ao final, lanche e lembrancinhas para os participantes.
Já na quarta-feira (15), aconteceu na "Sala de Espera" com os usuários que esperavam atendimentos na UBS do Centro, o tema desenvolvido foi sobre atividades físicas
Ao falar sobre a importância dos exercícios físicos para melhor qualidade de vida, o profissional Anderson Garcia relatou alguns dos inúmeros problemas causados por uma vida sedentária.
Após sua fala, Anderson realizou alguns exercícios de alongamento, e avisou aos presentes que nas segundas-feiras haverá um momento especial e reservado para atender as necessidades individuais de cada usuário.
A cada semana a Secretaria desenvolve diversas atividades para serem desenvolvidas para aqueles que estão nas salas de espera dos PSFs para assim garantir o desenvolvimento de diversas ações de saúde como também assegurar as ações preventivas de saúde.
A atividade da sala de espera proporciona um trabalho educativo com impactos significativos na promoção da saúde, contribuindo para desta forma, para a melhoria do atendimento no ambiente da sala de espera, evidencia-se que os profissionais que trabalham nessa ESF têm a oportunidade de utilizar esta ferramenta para prestar um atendimento mais humanizado e qualificar os serviços de saúde, neste espaço onde é permitido ao profissional que está desenvolvendo a atividade o conhecimento das reais necessidades da população, bem como a busca por soluções para uma melhor qualidade de vida da população.
Mín. 24° Máx. 29°