A construção civil considerada uma área com concentração de mão de obra masculina, aos poucos vem mudando. Prova disso, é o aumento do número de matrículas, nos cursos dessa área, nas Unidades do SENAI na Paraíba.
Mas não é apenas o aumento nas matrículas de mulheres que chama a atenção, e sim, o potencial delas para trabalhar na construção.
Como exemplo disso, pode citar, Laiz Vasconcelos aluna do curso de Revestimento Cerâmico, do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, na cidade de Bayeux, e Iviny Barbosa aluna do mesmo curso no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - CITI / CAM, em Campina Grande.
As duas alunas estão participando da etapa estadual, da Olimpíada do Conhecimento, competindo na ocupação de aplicação de Revestimentos Cerâmicos.
“Apesar de ainda ser considerado um ambiente predominantemente masculino, as mulheres têm muito a contribuir para a construção civil e possuem habilidades e competências valiosas para o desenvolvimento da indústria. As nossas alunas estão provando que é possível encarar os desafios e mostrar a capacidade delas em diversos segmentos industriais”, comentou Daniela Almeida, gerente de Educação Profissional do SENAI – PB.
Laiz Vasconcelos conta com o apoio dos instrutores Wagner Trajano e Leonardo Santana, que auxiliaram na preparação dela. Já Iviny Barbosa com o apoio do instrutor Paulo André.
A ocupação de aplicação de Revestimentos Cerâmicos conta com a participação de 04 competidores na etapa estadual, sendo dois de cada unidade do SENAI. Apenas duas serão classificadas para a competição nacional que acontecerá no período de 25 a 29/09, em local que ainda será definido.
Durante a competição, o ladrilhador deve interpretar desenhos, delimitar e medir, remover qualquer cobertura existente, preparar superfícies, assentar azulejos no estilo desejado, rejuntar e finalizar com alto nível. Uma vivência que vai além do aprendizado.
“É uma experiência muito satisfatória, tenho tido muitos ensinamentos essenciais para minha carreira profissional, além de um suporte primordial dos instrutores que vem me auxiliando”, comentou a aluna Laiz Vasconcelos.
Já para Iviny Barbosa participar da Olimpíada do Conhecimento numa ocupação predominantemente masculina, é uma forma de mostrar a capacidade da mulher.
“Tem sido incrível, além de novas experiências e aprendizado, na ocupação que estou envolvida naturalmente tem mais competidores, mas encaro qualquer desafio, e disputamos cada prova em pé de igualdade, disse a aluna.
Aplicador de Revestimento Cerâmico
O revestimento cerâmico é associado intimamente com outras partes da indústria de construção, e com os vários produtos que o amparam, normalmente para propósitos industriais.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5424.
Mín. 24° Máx. 30°