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INSS divulga lista de agências dos Correios que atenderão vítimas de desconto indevido

A partir da sexta-feira (30), segurados com dificuldade em mexer na internet poderão pedir reembolso presencialmente

27/05/2025 às 09h20
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete leitão
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Programa Jovem Aprendiz Foto: Imagem ilustrativa/Kelsen Fernandes/Fotos Públicas
Programa Jovem Aprendiz Foto: Imagem ilustrativa/Kelsen Fernandes/Fotos Públicas

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão, a da sexta-feira (30), procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve desconto associativo não autorizado em seu benefício.

O atendimento presencial é para quem tem dificuldade em mexer na internet. Para os demais, o atendimento é feito pelo aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135, sem precisar sair de casa.

“Caso o segurado já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios”, adverte o INSS, em nota.

O INSS já notificou 9 milhões de segurados que foram vítimas da fraude e que podem pedir reembolso pelo telefone 135 e site e aplicativo Meu INSS, e, a partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios.

Até o domingo (25), em 12 dias, 2.124.024 aposentados e pensionistas já haviam pedido ressarcimento pelos canais digitais

Para saber qual a agência mais próxima, acesse o link com a lista completa (agências na Paraíba, a partir da página 36) de unidades participantes. Também é possível conferir a lista das agências no site dos Correios, e pela central telefônica 135.

O que levar para ser atendido

Apenas um documento de identificação oficial.

Não precisa levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

Quem não pode comparecer

Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

Como será o atendimento

O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

·       Consultar se foi feito algum desconto no benefício

·       Requerer a contestação de descontos não autorizados

·       Reconhecer a autorização de algum desconto

·       Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)

·       Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação

·       Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS

Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

Tem prazo para buscar o atendimento

O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Todos serão atendidos com tranquilidade. “Não precisa se preocupar em ir logo no início”, adverte o INSS.

Quem mora longe de uma agência

Segundo o INSS, o governo federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa.

Cuidado com golpes

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!

Os canais de atendimento

Pelo aplicativo Meu INSS

Pelo site do INSS

Pela Central 135

A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios

 

João Pessoa, PB Atualizado às 01h04 - Fonte: ClimaTempo
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