As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025 começam nesta segunda-feira (26), exclusivamente pela Página do Participante, disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os interessados devem acessar o site até o dia 6 de junho.
As avaliações ocorrem em 9 e 16 de novembro, exceto em três cidades do Pará (Belém, Ananindeua e Marituba), onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Este ano, o exame terá novidades. A prova voltará a servir para certificar a conclusão do ensino médio. Ela não era usada dessa forma desde 2017.
Outra mudança é uma pré-inscrição automática de todos os estudantes do 3° ano do ensino médio. Quem está terminando a educação básica em 2025 só precisará confirmar a inscrição e fazer a escolha pela língua estrangeira.
O exame poderá ser usado como certificação no caso de maiores de 18 anos que indicarem essa finalidade no momento da inscrição.
Segundo o Ministério da Educação, o retorno da certificação pelo Enem não exclui o papel do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que continuará a ser aplicado.
O Enem é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia, será a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia). A duração é de 5h30.
No segundo dia, são aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A duração é de 5 horas.
Os participantes que forem afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas citadas no edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas poderão solicitar a reaplicação do exame.
O prazo para fazer o pedido será de 17 a 21 de novembro. A reaplicação será em 16 e 17 de dezembro.
Mín. 24° Máx. 28°