As prefeituras de João Pessoa e Cabedelo avançaram, em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB), na formalização da cessão de uma área de mangue localizada entre os bairros de Intermares e Bessa, conhecida como "Maceió de Intermares", situada na foz do Rio Jaguaribe.
O superintendente da SPU/PB, Giovanni Giuseppe Marinho, destacou que o objetivo da cessão é viabilizar o projeto do novo Parque Ecológico Intermunicipal. A previsão é que a doação definitiva do terreno ocorra até maio deste ano.
"Ao longo desse um ano e meio de negociações, foram realizados estudos ambientais e o georreferenciamento da área. A intenção é transformar esse espaço em um parque ecológico voltado para a conservação do mangue, com a expectativa de oficializar a cessão até o fim de maio", explicou Giovanni.
Iniciativa inovadora
Embora a criação de parques ambientais seja comum em diversas partes do mundo, o projeto paraibano se destaca por ser o primeiro no Brasil a ser desenvolvido em uma área de mangue.
"Há diversas regiões de manguezais protegidos no país, mas este será o primeiro parque concebido especificamente para a proteção desse ecossistema. As prefeituras de João Pessoa e Cabedelo estão totalmente engajadas na conservação desse espaço, e nosso objetivo é posicionar a Paraíba como pioneira nesse tipo de iniciativa", ressaltou o superintendente.
Preservação e desenvolvimento sustentável
A área destinada ao projeto tem sido alvo de especulações imobiliárias, mas até o momento não possui ocupação formal, apesar da presença de construções irregulares em suas proximidades. Com a conclusão da cessão, os municípios assumirão a responsabilidade pela manutenção e proteção do local.
"A primeira etapa será a implantação de medidas de isolamento e segurança da área. Em seguida, será elaborado um plano de uso, incluindo a possibilidade de visitação e a atração de investimentos privados voltados para a recuperação do manguezal e a manutenção das áreas preservadas", concluiu Giovanni Giuseppe Marinho.
Mín. 23° Máx. 32°