O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu-se com líderes partidários no último sábado (03/02), logo após sua posse, para definir os primeiros passos de sua gestão. Entre as principais mudanças anunciadas estão a maior rigidez nos horários das sessões, transparência na definição da pauta e a redução do uso de requerimentos de urgência.
Em entrevista à imprensa nacional, Hugo Motta destacou que a Ordem do Dia começará pontualmente às 16h, seguindo o modelo do Senado, e que a pauta das votações será divulgada com oito dias de antecedência. A iniciativa busca dar mais previsibilidade ao processo legislativo, garantindo que parlamentares e bancadas tenham tempo suficiente para se preparar para os debates e votações. “Só será incluído na pauta projetos que já tenham relatório pronto”, enfatizou.
Além disso, os líderes parlamentares discutiram a tramitação de projetos prioritários e medidas provisórias que serão analisadas nas próximas sessões. Também foi definida a mudança do tradicional encontro de líderes, que passa das terças-feiras para as quartas pela manhã. As novas diretrizes marcam o início de uma gestão focada em eficiência, organização e transparência no Legislativo.
Mín. 24° Máx. 28°