O setor de bares e restaurantes da Paraíba registrou um crescimento de 3,8% nas vendas em agosto, conforme dados do Índice Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Esse desempenho coloca o estado na terceira posição em crescimento no Nordeste, atrás apenas de Alagoas e Piauí.
Esse avanço sinaliza uma recuperação significativa após uma queda de 7,4% nas vendas em julho, uma das maiores do país naquele período. A melhora em agosto acompanha uma tendência nacional de retomada, com crescimento de 4% nas vendas no Brasil, revertendo as quedas dos meses anteriores.
Em uma comparação anual, a Paraíba teve um aumento de 7,8% nas vendas, o segundo maior da região e o quinto no ranking nacional. Esse desempenho reflete o otimismo entre os empresários, que esperam ainda mais crescimento nos próximos meses, impulsionado por fatores como o aquecimento econômico de fim de ano, o pagamento do 13º salário e as altas temperaturas.
Segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, o cenário é positivo: "A expectativa é que o setor continue a crescer nos próximos meses, principalmente com as festas de fim de ano."
A pesquisa da Abrasel também indicou que 29% dos empresários planejam contratar mais funcionários, como auxiliares de cozinha, atendentes e garçons, para atender à demanda crescente.
Mín. 23° Máx. 29°