Nesta quarta-feira (02), foi realizada mais uma etapa do Programa Mais Pecuária Brasil no município de Matureia, iniciando o processo de inseminação artificial dos animais de produtores para o melhoramento genético.
A inseminação artificial nas vacas, o D10, foi realizada com sêmens de touros Gir, Sindi, Nelore, Holandês, e entre outros. A fase D10 será finalizada com o diagnóstico gestacional para confirmação as prenhez das vacas, após 45 dias da data da inseminação.
A inseminação artificial foi procedida após 48 horas da retirada do implante de progesterona nas vacas, pertencentes a produtores das comunidades rurais Deserto, Duvidoso, Moçambique, São José de Belém, Santo Antônio, Mãe da Lua, Marinho, Lagoa dos Rodrigues, Cachoeira e Batinga.
O Mais Pecuária Brasil contribui para o crescimento socioeconômico de agropecuaristas familiares e da bovinocultura nacional, com objetivo de aumentar, de forma sustentável, a produtividade da pecuária bovina de leite e de corte. O programa foi criado pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), em parceria com a empresa de tecnologia de inseminação artificial Alta Genetics, para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos pequenos produtores do Brasil, garantindo acesso à tecnologia genética para aumento da produção do rebanho.
Por meio de acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, a CONAFER irá fazer a doação de doses de sêmens das raças nelore, sindi e girolando, além de insumos aos bovinocultores por um período de 4 anos. Os produtores credenciados no programa irão orientações e instruções pela equipe técnica de especialistas da CONAFER, desde a inseminação até a concepção do embrião.
Mín. 24° Máx. 29°