O trabalhador brasileiro gasta, em média, R$ 30,80 para almoçar fora e consumir um prato feito com uma bebida não alcoólica.
O preço médio dessa refeição subiu 4,76% na comparação com o ano passado, quando esse tipo de almoço custava R$ 29,40, e 18% ante 2022 -na época, custava R$ 26,10.
Os valores consideram as opções de refeição servidas nos restaurantes mais populares, a preços mais econômicos, também servidos com o nome de prato comercial ou “prato do dia”.
Se o trabalhador optar por consumir uma fruta em vez de uma bebida, o preço médio nacional do prato feito sobe 1%, para R$ 31.
Caso escolha comer fora em 22 dias úteis do mês, consumindo o prato feito com a bebida, teria de desembolsar R$ 677,60 mensais.
Preço do prato feito apresenta diferenças regionais
O prato feito com a bebida custa acima de R$ 30 nas regiões Sudeste (R$ 31,90) e Sul (R$ 30,99), puxando a média para cima.
Abaixo dessa faixa e da média nacional estão Nordeste, com a refeição a R$ 29,39, e Centro-Oeste e Norte, com preços médios quase idênticos: R$ 28,12 e R$ 28,11, respectivamente.
O prato comercial no Nordeste ficou 2,77% mais barato na comparação com 2023 -custava R$ 30,23 na época.
Os dados são de pesquisa anual encomendada pela ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador) e realizada pela Mosaiclab.
O levantamento foi feito entre março e maio em 4.502 estabelecimentos comerciais, nas cinco regiões e em 22 estados e no Distrito Federal. Foram pesquisadas 51 cidades, com 5.640 preços coletados.
Almoço completo no modelo à la carte têm alta de 19,8%
A pesquisa também abordou restaurantes que oferecem um almoço completo, que inclui prato principal, bebida, sobremesa e cafezinho. A média nacional nesse caso custa R$ 51,61, contemplando quatro tipos diferentes de restaurantes.
O mais caro deles é o da modalidade à la carte, cujos preços explodiram. O preço médio foi a R$ 96,44, ante R$ 80,48 em 2023, alta de 19,8%. No ano passado, o mesmo modelo de restaurante já havia sofrido aumento acima de 24% em comparação com os preços de 2022.
O restaurante à la carte se caracteriza por oferecer ao consumidor atendimento e cardápio personalizados a uma camada de clientes específica.
“Oferece refeição no almoço e no jantar, abre inclusive em um dia no final de semana ao menos, tem estacionamento, recepcionista e até carta de vinhos”, diz Lúcio Capelletto, diretor-executivo da ABBT. “Há um custo de serviços incluído, e insumos como azeite, que subiu 55%, influenciam.”
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