A Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Quixaba, em parceria com a Empaer, realizou, na manhã da última quarta-feira (31), na Câmara de Vereadores do Município, uma reunião com agricultores e representantes de conselhos rurais para debater temas pertinentes à agricultura local.
Na pauta, discutida através das extensionistas da Empaer, Madeline Samara e Celiane Medeiros, e do Secretário de Agricultura, Allan Candeia, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) substituindo a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), a compra de milho junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e o papel e importância dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
DAP/CAF
“A questão da DAP tem nos preocupado. São poucas ativas neste momento em Quixaba. Um agricultor sem DAP fica sem poder usufruir das políticas públicas que ele tem direito. Por isso nos reunimos com nossos produtores para podermos falar sobre esse tema e, consequentemente, incentivá-los a tirar a DAP (para quem não tem), e regularizar, para quem já tem”, falou Madeline Samara.
De acordo com a Extensionista, a DAP (que tem dois anos de validade) continuará sendo emitida até dia 31 de outubro deste ano, mas a partir de 1° de novembro, só será emitida CAF.
O agricultor que tiver dúvidas, pode dirigir-se até à sede da Empaer, que fica ao lado da Secretaria de Agricultura.
COMPRA DE MILHO JUNTO À CONAB
A partir da próxima segunda (05 de setembro), a Secretaria de Agricultura estará fazendo o cadastramento do produtor que estiver interessado em comprar milho junto à CONAB com um valor abaixo do mercado. A Prefeitura também estará disponibilizando o transporte que irá pegar o milho adquirido pelo agricultor na sede da Companhia, e ser entregue ao comprador.
“A função da Secretaria de Agricultura é orientar e oferecer suporte aos agricultores no que tange sua regularização para obter os benefícios direcionados especialmente para eles. E além disso, buscamos encontrar soluções viáveis, no aspecto financeiro, também. Pode comprar o milho, seja para plantio, seja para alimentar o gado, a um baixo custo, será de enorme vantagem para eles. Por isso que, enquanto Prefeitura, além de orientarmos, daremos o suporte de logística para aquisição desse milho”, declarou o secretário Allan Candeia.
CONSELHOS RURAIS
Para finalizar o encontro, Celiane Medeiros teve uma conversa com os agricultores sobre a importância dos CMRDS. A servidora da Empaer apontou o conceito, funções, atividades e benefícios de um Conselho, e ressaltou aos presentes a importância de fazer parte de um ambiente "democrático onde as demandas vêm à tona para serem resolvidas, experiências são compartilhadas, o agricultor precisa ter consciência da constante atividade deles (dos conselhos) e alinhamento de ideias de seus participantes".
Mín. 24° Máx. 29°