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Triplicação da BR-230 entra em nova fase no início do segundo semestre

Essa nova fase compreende a construção de dois viadutos e seis passarelas, cujas obras devem ser concluídas até 2026. Essa etapa terá início logo após a conclusão dos 3,3 quilômetros das vias laterais que já estão em construção.

15/04/2024 às 11h36
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão
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Triplicação da BR-230 entra em nova fase no início do segundo semestre

A obra de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa, que se arrasta desde 2016, deve entrar em uma nova fase no início do segundo semestre deste ano. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, informou que o prazo para essa nova etapa dependerá das condições climáticas.

Essa nova fase compreende a construção de dois viadutos e seis passarelas, cujas obras devem ser concluídas até 2026. Essa etapa terá início logo após a conclusão dos 3,3 quilômetros das vias laterais que já estão em construção.

Arnaldo Monteiro afirmou: “Dependendo das condições climáticas, início do segundo semestre, e iniciando os dois viadutos e passarelas imediatamente”.

Triplicação deve ser concluída em 2026

A obra de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa é aguardada desde 2016 e ainda não foi concluída. A estrutura é vital para possibilitar maior escoamento de cargas e oferecer mais mobilidade ao tráfego intenso de veículos, especialmente por se tratar de uma rota portuária que conecta ao Porto de Cabedelo.

Serão construídos dois viadutos, oito passarelas, 3,3 quilômetros de vias laterais e mais 3,3 quilômetros de triplicação, abrangendo do quilômetro 2 ao 13,8 dos 28 quilômetros totais previstos para a obra.

As obras começaram em 2017, inicialmente orçadas em R$ 255.499.965,86. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 51 milhões, sem considerar a atualização monetária e os gastos com o Exército e o Consórcio Construcap/Copasa, que abandonou a triplicação em 2019.

No ano passado, o Governo Federal liberou novos recursos para a obra, totalizando R$ 151 milhões com nova ordem de serviço, além de outros R$ 300 milhões a serem investidos até 2026, prazo final para a conclusão do projeto.