O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) a lista de municípios que serão contemplados com a vacinação contra a dengue a partir do próximo mês. No total, 521 cidades em todo o país receberão a imunização, e a Paraíba terá 14 municípios beneficiados. Segundo apuração da reportagem, os locais escolhidos estão concentrados na região do Litoral e Zona da Mata.
Essa escolha específica se deve ao fato de esses municípios atenderem a três critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. São eles: serem de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registrarem alta transmissão da arbovirose em 2023 e 2024; e apresentarem maior predominância do sorotipo DENV-2.
O público-alvo da vacinação será composto por crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, que historicamente concentram o maior número de hospitalizações por dengue. O esquema de aplicação consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
A definição do público-alvo e das regiões prioritárias visa lidar com a capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante do imunizante. A primeira remessa, composta por cerca de 757 mil doses, chegou ao Brasil no último sábado (20), fazendo parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.
Outra remessa, contendo mais de 568 mil doses, está programada para entrega em fevereiro. O Ministério da Saúde já adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024, somando 5,2 milhões de doses. A previsão é de entregas ao longo do ano até dezembro. Para 2025, o governo já contratou 9 milhões de doses.
O Brasil destaca-se como o primeiro país a oferecer essa vacina no sistema público universal. A incorporação do imunizante contra a arbovirose ocorreu em dezembro de 2023, após análise acelerada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a inclusão da vacina no programa de imunização.
| Veja municípios da PB que devem receber as vacinas, segundo o Ministério da Saúde:
João Pessoa
Santa Rita
Cabedelo
Bayeux
Conde
Caaporã
Sapé
Alhandra
Pitimbu
Cruz do Espírito Santo
Lucena
Mari
Riachão do Poço
Sobrado
Com Informações do Ministério da Saude
Mín. 24° Máx. 30°