Nesta quarta-feira (31), foi realizada, em Matureia, a Audiência Pública para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023. A LOA é produzida observando a realidade local, a partir da participação social da população e dos órgãos públicos municipais.
O planejamento para a elaboração da LOA ocorre anualmente pelo poder executivo municipal, que estabelece informações de despesas e receitas da administração com base no planejamento de ações para o benefício da população. A LOA dispõe sobre a previsão de receitas e fixação de despesas, divisão do orçamento fiscal, do orçamento de investimento das estatais e do orçamento da seguridade social, e de prazos.
Em grupos, representantes da saúde, educação, assistência social, das associações de agricultores, do poder executivo e legislativo municipal, e da população local, discutiram propostas de ações e de investimentos para o município.
O orçamento participativo é um mecanismo direto de participação popular. Através dele, a população discute e decide sobre o orçamento público e as políticas públicas, fazendo o levantamento das necessidades de seu setor para discutir as prioridades de acordo com o orçamento do município.
O processo de elaboração do orçamento público acontece com a participação da população na construção, discussão, avaliação e execução dos investimentos municipais, no intuito de proporcionar o direito do cidadão de participar das decisões públicas. O planejamento do orçamento público acontece de forma integrada e participativa.
Mín. 24° Máx. 29°