Alunos diagnosticados com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e dislexia terão uma hora a mais nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para compensar a dificuldade de concentração atrelada às condições.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aprovou neste ano 38.101 solicitações de atendimento especializado. Dentre elas, 13.686 foram de candidatos com TDAH e 1.135 de participantes com dislexia.
“É importante proporcionar condições de igualdade, levando em consideração as necessidades específicas dos alunos e garantindo que tenham as mesmas oportunidades de demonstrar seu conhecimento”, explica Julia Trindade, psiquiatra pós-graduada em neurociências do comportamento.
Segundo ela, com o tempo adicional, os candidatos com dislexia e déficit de atenção conseguem revisar suas respostas, além de ler e responder às questões de forma mais cuidadosa.
Esse recurso ajuda alunos com dificuldades de atenção já observadas em sala de aula, aponta Samara Nabuco, psicóloga do serviço de atendimento psicológico do curso pré-vestibular Anglo.
Número de atendimentos especializados que o Inep concedeu em 2023
Autismo – 6.044
Baixa visão – 6.504
Cegueira – 577
Deficiência auditiva – 113
Deficiência física – 5.173
Deficiência intelectual (mental) – 3.073
Déficit de atenção – 13.686
Discalculia – 471
Dislexia – 1.135
Surdez – 64
Surdo-cegueira – 7
Visão monocular – 1.254
Total – 38.101
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