A Prefeitura de Barra de Santa Rosa realizou nessa quarta-feira (18) uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil. A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município e reuniu representantes de diversos setores da sociedade.
O prefeito Neto Nepomuceno exaltou a importância do olhar público voltado aos cuidados. “A rede de proteção dedicada a nossas crianças e adolescentes tem que partir de todos nós. Essa rede de proteção tem que ser atenciosa aos sinais de comportamentos, às denúncias, aos assuntos que eles nos trazem. E para isso precisamos de apoio, do poder público, da Polícia Militar, dos órgãos e secretarias competentes. Da criança de Barra eu não abro mão, eu gosto dessas crianças, e a elas dedico esse trabalho duro de ação e proteção a nossos filhos”, destacou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Lizane, também ressaltou a importância de realizar eventos de conscientização, para que a população saiba onde encontrar apoio. “Hoje é um dia dedicado para refletir a respeito da importância desse diálogo e mobilização em defesa de nossas crianças e adolescentes. A busca é em conscientizar a população sobre o cuidado e proteção que devemos viabilizar aos nossos. Diuturnamente precisamos trabalhar em cima do combate a qualquer tipo de exploração. Seguiremos juntos, dia após dia, de mão dadas para proteger nossas crianças”, pontuou.
“O Ministério Público entende a importância dessa mobilização no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, um tema que precisa ser trazido à discussão na sociedade civil, ressaltando a necessidade de uma rede de apoio consciente para a utilização de ferramentas cabíveis, como disque 100, 180. Precisamos conscientizar para que haja a garantia dos direitos preconizados do Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.
As ações do projeto “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, seguem acontecendo durante todo o Maio Laranja, mês dedicado a conscientização de responsabilidade, proteção e enfrentamento à violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes.
Mín. 24° Máx. 29°