Aos 52 anos de idade, Maria dos Remédios Santos decidiu correr atrás do tempo perdido. A Agricultora que mora no sítio Lagoa dos Estrelas, há 14 quilômetros da cidade de Sousa, no sertão do estado, se matriculou no Programa EJA, oferecido pela Escola SESI José de Paiva Gadelha para concluir o ensino médio.
E depois de um ano e um mês de estudo, numa unidade móvel de Educação do SESI, que se deslocava duas vezes por semana, para o sítio Abreu, a poucos metros de onde ela mora, o objetivo de Maria dos Remédios foi alcançado.
Nesta terça-feira, 09/05, a agricultora concluiu o curso, e bem mais que isso realizou um sonho, e planeja fazer outros cursos, para ingressar no mercado de trabalho.
As aulas do EJA na modalidade EAD, no Sítio Abreu foram oferecidas pelo SESI através de uma parceria com a indústria Laticínio Belo Vale, por meio do Projeto Fazenda Escola, que é desenvolvido pelo Instituto Marcos Guedes, idealizado pelo empresário fundador da indústria, e que executa projetos sociais.
Atualmente, o SESI está com matrículas abertas para turmas da Educação de Jovens e Adultos, estão sendo oferecidas vagas para a EJA profissionalizante – Ensino Médio, que é oferecida em parceria com o SENAI, e a Nova EJA Fundamental Anos Finais, todas as modalidades são EAD, e possuem carga horária de 1.200 horas.
A proposta é elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores da indústria e pessoas da comunidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, para com isso entregar à sociedade mão de obra qualificada.
Um dos diferenciais do programa do SESI, é a aplicação da metodologia Reconhecimento de Saberes, cuja proposta considera as habilidades adquiridas pelos estudantes ao longo de sua vida, possibilitando a redução da carga horária em pelo menos 50% para a maioria dos matriculados.
Informações sobre matrículas podem ser obtidas nas Escolas SESI de João Pessoa, Campina Grande e Sousa, ou através do telefone: (83) 2101 - 5444.
Mín. 23° Máx. 29°