Dando início a Semana de Enfrentamento à Tuberculose, foi realizado na manhã desta terça-feira (21), em Quixaba, na Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro Pereira, uma roda de conversa com os usuários locais a respeito dessa doença.
Internas do curso de Medicina da UNIFIP, e o médico veterinário residente do Município, Rosicleudo Alves, falaram sobre as formas de transmissão bem como a prevenção dessa enfermidade que atinge seres humanos e algumas espécies de animais, causando problemas respiratórias que podem levar ao óbito.
Em humanos, os sintomas mais comuns são tosse prolongada de três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese (suor excessivo) e emagrecimento. O diagnóstico é realizado pelo um médico e o tratamento é gratuito pelo SUS, possuindo prazo médio de seis meses.
Já nos animais, orienta Rosicleudo Alves, o ideal é procurar a vigilância ambiental para tomar as medidas cabíveis.
“A Tuberculose também é uma zoonose, sendo transmitido de um animal doente para o ser humano. Os animais doentes apresentam perda de peso, diminuição na produção de leite e secreções nasais. Vale salientar que não devemos consumir leite e carne de animais com sintomas suspeitos de Tuberculose, pois essa é uma das vias de transmissão”, explicou o veterinário.
Mín. 24° Máx. 29°