
A Prefeitura de Frei Martinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando uma nova metodologia de vigilância e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação utiliza ovitrampas, armadilhas inteligentes que auxiliam no monitoramento da presença do mosquito em diferentes áreas da cidade, fortalecendo as estratégias de prevenção e cuidado com a saúde da população.
As ovitrampas funcionam como dispositivos de monitoramento que simulam o ambiente ideal para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos. O equipamento é composto por um pequeno recipiente escuro com água e uma palheta de madeira, permitindo que as equipes identifiquem de forma mais precisa as áreas com maior incidência do vetor.
A nova estratégia tem como principal objetivo ampliar a eficiência das ações de vigilância, possibilitando uma atuação mais rápida e direcionada das equipes de saúde antes mesmo que os ovos se transformem em novos mosquitos. As palhetas instaladas nas armadilhas são recolhidas periodicamente para análise técnica, garantindo o controle seguro e adequado do monitoramento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa representa um avanço importante no fortalecimento das políticas de prevenção e combate às arboviroses no município, unindo tecnologia, ciência e planejamento estratégico em favor da saúde pública.
A gestão municipal também reforçou a importância da colaboração da população durante a implantação das ovitrampas, orientando os moradores a não removerem ou manipularem os equipamentos instalados pelas equipes de vigilância.
A Prefeitura de Frei Martinho segue intensificando as ações preventivas e reforçando o compromisso com o cuidado integral da população, promovendo iniciativas voltadas à prevenção, conscientização e fortalecimento da saúde pública no município.

Frei Martinho Prefeitura de Frei Martinho inaugura pavimentação na comunidade rural de Quixaba
Esporte Estudante de Frei Martinho conquista ouro no atletismo estadual e garante vaga nos Jogos Escolares Brasileiros
Meio Ambiente Projeto SEMEAR promove educação ambiental e plantio de árvores com alunos do CEI Josefa Gomes em Frei Martinho
Frei Martinho Frei Martinho inaugura pavimentação na Comunidade Quixaba e celebra sucesso do São João da Gente 2026
Saúde Frei Martinho fortalece ações de promoção à saúde com entrega de novos equipamentos para a Academia da Saúde
Frei Martinho Prefeitura de Frei Martinho conquista nova van para fortalecer transporte de pacientes
Frei Martinho Frei Martinho conquista odontomóvel para ampliar atendimentos de saúde bucal no município
Frei Martinho Grupo de saúde mental “Mais que Vencedores” fortalece acolhimento e vínculos em Frei Martinho
Saúde Mental Grupo de Saúde Mental “Mais que Vencedores” fortalece vínculos e promove momento de acolhimento em Frei Martinho
Mín. 24° Máx. 28°