O SENAI da Paraíba tem trabalhado pela inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho através de cursos e ações que reafirmam seu compromisso com essa inclusão. O Programa SENAI de Ações Inclusivas - PSAI, por exemplo, trabalha diretamente na integração de pessoas com deficiência, buscando promover o acesso a cursos de educação profissional.
Durante o ano de 2022, a instituição realizou capacitações nas áreas de Tecnologia da Informação, Alimentos e Gestão, em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência - Funad, com o intuito de promover a formação profissional de pessoas com deficiência, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho.
Foram ofertados, através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - CITI/CAM, os cursos de Operador de Computador, Padeiro, Confeiteiro e Gestão Empreendedora, todos direcionados para pessoas assistidas pela Funad, formando cerca de 80 novos profissionais para o mercado.
Leandro Ferreira, diagnosticado em 2019 com espondiloartrite que causou uma deficiência em seu pé, participou do curso de Panificação e Confeitaria, oferecido em parceria com o MPT, buscando novas oportunidades para superar o desafio.
“Quando fui acometido pela espondiloartrite, precisei me afastar do mercado, porque já não tinha mais condições físicas para atuar na construção civil, e como eu e minha esposa já trabalhávamos com doces e tortas, para ter uma renda extra, fiquei sabendo na FUNAD, que o SENAI iria iniciar um curso de padeiro e confeiteiro, então enxerguei nisso a oportunidade de investir em algo que pudesse se tornar uma fonte de renda para minha família”, contou.
O SENAI da Paraíba segue priorizando o acesso de pessoas com deficiência às capacitações que promovem a integração no mercado de trabalho.