Cidades Matureia
Secretaria de Saúde de Matureia firma parceria com AMES em ações de saúde
O projeto conexão sertão foi idealizado pela Ames, que possui a finalidade missionária e social visando ações de saúde em várias especialidades, com consultas e atendimentos voltados ao sertão dos estados nordestinos.
10/01/2023 11h42 Atualizada há 2 anos
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão/Ascom

A Prefeitura de Matureia, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou uma parceria com a Agência Missionária de Evangelização do Sertão (AMES) em ações de saúde destinadas à população carente do município. As ações fazem parte do projeto conexão sertão que abrange atendimentos odontológicos e consultas com médicos especialistas.

As atividades do projeto foram iniciadas nesta segunda-feira (09), com atendimentos odontológicos na bairro Sambão em uma ação conjunta com profissionais de saúde do município e a caravana da Ames por meio do Instituto água viva e da Primeira Igreja Batista de Matureia. Na próxima quinta-feira, dia 12, serão disponibilizadas consultas com médicos especialistas na Unidade Básica de Saúde.

O projeto conexão sertão foi idealizado pela Ames, que possui a finalidade missionária e social visando ações de saúde em várias especialidades, com consultas e atendimentos voltados ao sertão dos estados nordestinos. O município de Matureia foi uma das cidades beneficiadas no Estado da Paraíba.


Caravanas da Ames

Nos meses de janeiro e julho diversas caravanas sobem para dar apoio às bases missionárias no sertão. As caravanas são organizadas pelas igrejas e algumas, tomadas pelo censo de urgência, têm voltado ao sertão após a caravana, e assumido em definitivo um novo município onde o evangelho ainda não chegou, cumprindo uma dinâmica recorrente dessas caravanas.

 

Instituto água viva

Criado em 2015, o Instituto água viva é uma organização social sem fins lucrativos que atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí, Paraíba e Pernambuco. O sertão, na região do semiárido, foi escolhido por ser uma área de extrema pobreza e vulnerabilidade social. O Instituto disponibiliza vans médicas-ondotológicas que juntas rodam centenas de comunidades do sertão, levando profissionais até às regiões mais afastadas e nas comunidades mais carentes do semiárido. Em 2022, o instituto contou com 04 vans médicas que rodam as comunidades atendidas, além de dar suporte a diversos projetos sociais parceiros.