Educação Matureia
Prefeitura de Matureia intensifica construção de uma nova Creche Municipal
A implantação de mais uma creche no município foi por meio de um convênio com o Governo do Estado no valor de 869 mil reais.
07/09/2022 09h57 Atualizada há 2 anos
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão/Ascom Matureia

O município de Matureia irá ganhar uma nova creche para receber crianças de 0 a 6 anos de idade, a implantação faz parte do programa Paraíba Primeira Infância. A nova creche já está sendo construída e terá capacidade para 50 alunos, ampliando o acesso à educação infantil no município.

A estrutura da creche terá ambientes diversos, como salas de atividades escolares, fraldário, lactário, repouso, refeitório, área de recreio coberta, área de lazer externa, administração, sala dos professores, lavanderia, copa, cozinha, almoxarifado, entre outros espaços. A nova creche está sendo construída ao lado da Creche Santa Cecilia para facilitar a localização pelas famílias das crianças. 

A implantação de mais uma creche no município foi por meio de um convênio com o Governo do Estado no valor de 869 mil reais, a iniciativa faz parte do programa Paraíba Primeira Infância, que consiste na execução de ações integradas da educação, saúde, assistência social, esporte e infraestrutura, beneficiando crianças de 0 a 6 anos de idade. A nova creche é um investimento na educação e em ações integradas para a primeira Infância, com intuito de proporcionar um crescimento saudável das crianças.

Paraíba Primeira Infância

  O Paraíba Primeira Infância possui caráter intersetorial e será implementado e coordenado em articulação com as diversas políticas setoriais, abrangendo todos os direitos da criança, constituindo-se num instrumento por meio do qual o Estado e os Municípios asseguram o atendimento dos direitos da criança de forma integral e integrada.

O Paraíba Primeira Infância atuará em eixos que preveem o cuidado materno-infantil, com ações de saúde em atenção à gestação e ao nascimento, ao cumprimento de calendário de vacinação e redução da mortalidade maternoinfantil; e com a convivência familiar e comunitária, a partir de ações da política de assistência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da articulação da rede socioassistencial com serviços, programas, projetos e benefícios. 

Seus eixos estruturantes são: a) o cuidado materno-infantil; b) cuidado com a convivência familiar e comunitária; c) cuidado com a diversão; e d) cuidado com o desenvolvimento, incluindo ações e estratégias assumidas pelas políticas de assistência social, saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, juventude, esporte e lazer e outras.

 

Fonte: paraiba.pb.gov.br