Saúde Barra de Santa Rosa
Prefeitura de Barra de Santa Rosa realiza o Dia D do Papanicolau para mulheres do município no próximo sábado (17)
Será um dia dedicado aos cuidados das mulheres a partir de 25 anos e que além de realizar o exame terá a sua disposição um dia de beleza.
12/12/2022 12h09 Atualizada há 2 anos
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

A Prefeitura de Barra de Santa Rosa, através da Secretaria de Saúde, realizará no próximo sábado (17) Dia D do exame preventivo do câncer de colo do útero, conhecido popularmente como Papanicolau. O procedimento será realizado gratuitamente das 8h às 14h para as mulheres de 25 a 60 anos que são atendidas pela Unidade Básica da Família Maria Lilá.

Será um dia totalmente exclusivos para as mulheres que são atendidas por aquela unidade que além de estar realizando o exame de Papanicolau, estará fazendo também testes rápidos de HIV, SIFLIS E HEPATITE B e C.

Acontecerão também rodas de conversas abordando a saúde da mulher, lanches e brindes oferecidos por profissionais do município.

Outros benefícios que estarão a disposição das mulheres da unidade de saúde: Será Corte de Cabelo, hidratações, escovas, designer de sobrancelha, depilação, limpeza de pele, kit de cabelo, roupas fitnes, mensalidades de academia, dentre outras.

“O objetivo desse evento é trazer as mulheres que são atendidas por essa unidade de saúde e com isso realizar os exames disponíveis, como também receber cuidados estéticos para assim melhorar a saúde e autoestima. O papanicolau identifica infecções e alterações nas células do colo do útero possibilitando o diagnóstico precoce de doenças. “Com a pandemia, muitas mulheres deixaram de fazer o exame preventivo, que deve ser realizado anualmente ou conforme indicação médica. Por isso, estamos empenhados em facilitar o acesso e assim alcançar o maior número de pacientes “ falou Iraneide Pontes enfermeira responsável pelo exames.

 

Como é realizado o exame

Iraneide explica que o Papanicolau é feito a partir de um material coletado no colo do útero: “Para a coleta é introduzido na vagina um instrumento chamado espéculo, que permite ao médico ou enfermeiro fazer a inspeção visual. O profissional então provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha. As células colhidas são colocadas em uma lâmina para análise laboratorial”.