Cidades Barra de Santa Rosa
Barra de Santa Rosa articula rede de apoio para crianças autistas com união entre Saúde, Educação e Assistência Social
Prefeitura realiza reunião intersetorial para alinhar ações de cuidado e acolhimento às famílias de crianças com TEA, fortalecendo a rede municipal com compromisso e empatia.
23/05/2025 09h35
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

A Prefeitura de Barra de Santa Rosa deu mais um passo importante rumo a uma política pública mais humana e eficiente: uma reunião intersetorial foi realizada com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para alinhar estratégias de suporte às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

O encontro, realizado no auditório da Prefeitura, reuniu profissionais das três pastas com um objetivo claro: fortalecer o cuidado integral e o acolhimento no atendimento a essas crianças, articulando as ações para que nenhum elo da rede falhe.

“Quando Saúde, Educação e Assistência Social falam a mesma língua e trabalham em sintonia, quem ganha é a população, especialmente aqueles que mais precisam de cuidado especializado e atenção contínua”, destacou um dos representantes da gestão municipal.

Durante a reunião, foram discutidos pontos cruciais como o acompanhamento multiprofissional, formação continuada de educadores e cuidadores, além da importância da escuta ativa às famílias. A proposta é sair do discurso e partir para a prática: garantir um atendimento mais humanizado, que respeite as particularidades de cada criança e promova inclusão real.

A gestão municipal de Barra de Santa Rosa reforça, com essa iniciativa, o compromisso com políticas públicas integradas e sensíveis às demandas da população. O recado foi direto: cuidar das crianças com TEA é uma responsabilidade de todos – e essa rede não vai deixar ninguém para trás.

Em tempos de discursos vazios, ações concretas como essa mostram que é possível, sim, fazer política com empatia, planejamento e, principalmente, compromisso com a vida real das pessoas.