A Receita Federal realiza, nesta quarta-feira (30), o pagamento de mais um lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), voltado exclusivamente a contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram a situação. Também estão incluídas restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 279.500 pessoas receberão valores que somam R$ 339,63 milhões. Desse total, R$ 180,27 milhões são destinados a contribuintes que têm prioridade legal no reembolso.
O grupo prioritário deste lote inclui, principalmente, os contribuintes que optaram por informar a chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida — estratégia que garante preferência no recebimento desde 2023. Essa categoria concentra 204.798 restituições.
Também têm prioridade:
Fora das categorias prioritárias, 31.813 contribuintes que regularizaram pendências também terão a restituição liberada.
A consulta ao lote pode ser feita desde o dia 23 de abril, no site da Receita Federal (gov.br/receitafederal). O caminho é simples: clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível via aplicativo da Receita para smartphones e tablets.
A restituição será feita na conta bancária ou na chave Pix (CPF) indicada na declaração. Caso o crédito não seja concluído por problemas como conta inativa, o valor ficará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Nessas situações, o contribuinte pode agendar o crédito em outra conta via Portal BB ou pelos telefones:
Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, será necessário fazer uma solicitação pelo Portal e-CAC. Basta acessar:
Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.