Quem anda devendo com a Justiça Eleitoral tem até o dia 19 de maio pra resolver a situação e não ficar sem votar — nem perder outros direitos. Mais de 5 milhões de brasileiros estão com o título na corda bamba, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria dos "sumidos" nas urnas? Homens (58%) e, principalmente, jovens entre 25 e 29 anos.
Só na última semana, mais de 10 mil eleitores deram o ar da graça e regularizaram a situação. Desde 7 de março, mais de 52 mil pessoas que não tinham votado nem justificado a ausência em três eleições consecutivas já correram atrás do prejuízo. Importante lembrar: cada turno conta como uma eleição. E sim, eleições suplementares também entram na conta.
Se você faltou, não justificou e nem pagou a multa de três eleições seguidas, seu título pode ser cancelado — o que significa perder o direito de votar, assumir cargo público, renovar passaporte, entre outras dores de cabeça.
Pessoas com voto facultativo:
Esses estão de boa. Os demais, fiquem ligados nas situações abaixo:
Tudo isso pode ser feito no Autoatendimento Eleitoral, no app e-Título ou pessoalmente no cartório eleitoral. O serviço é gratuito (fora a multa, claro) e só deve ser feito pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral.
Agora é contigo: ou resolve ou fica sem votar — e sem uma pá de coisas mais.